Qualidade

Qualidade e Melhoria do IGeFE

O Instituto de Gestão Financeira da Educação, I.P. (IGeFE, I.P.) encontra-se a promover o processo de formalização e certificação do seu Sistema de Gestão (da Qualidade e da Segurança da Informação) com o objetivo de proteger a sua informação estratégica e operacional, com mecanismos de controlo adequados às suas necessidades e realidade, de forma a dar cumprimento à sua política de qualidade e consequentemente à sua missão e visão institucionais.

O processo para a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade e da Segurança da Informação decorre com recurso ao Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação Administrativa (SAMA 2020) através de um Projeto financiado POCI-05-5762-FSE-000109: “Sistema de Gestão de Segurança da Informação (ISO/IEC 27001), da Qualidade (ISO 9001) e privacidade dos dados pessoais (Regulamento Geral de Proteção de Dados – RGPD)” (ver Figura 1), aprovado pela Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

 

O IGeFE, I.P. assumiu na sua estratégia a promoção de uma cultura de qualidade através de um sistema holístico que permita obter os resultados previstos e servir dois propósitos específicos: a melhoria contínua e a sustentabilidade. 

Assim sendo, assumiu o compromisso de adotar uma política da qualidade e cumprir os seus objetivos e os requisitos normativos para o funcionamento, assim como para a certificação do seu sistema de gestão (ver Figura 2).

 

Neste sentido e de forma a validar o compromisso da política da qualidade, identificou 4 parâmetros enquadradores do seu sistema de melhoria, conforme identificados na Figura 3.

 

Estes parâmetros têm o elemento humano como fundamental para o seu sucesso, isto porque o Instituto considera vital o envolvimento e motivação de todos os trabalhadores dos diferentes núcleos e departamentos da sua estrutura organizacional.

Assim, procedeu à nomeação de 3 equipas multidisciplinares, constituídas com o objetivo de:

 

 

No entanto, de forma a garantir toda a automatização tecnológica e o aumento da eficiência e redução/eliminação de desperdícios, o IGeFE, I.P. recorreu a uma solução integrada (software AGIR) para a implementação e gestão de processos e qualidade, de acordo com os referenciais normativos.

A instituição dispõe de um conjunto de processos interrelacionados e interautuantes, reflexo da reengenharia do seu sistema de gestão, que se encontram em fase de implementação. Este sistema procura cumprir os pressupostos estratégicos e os respetivos objetivos, tendo como referenciais, a melhoria contínua e a sustentabilidade, com o envolvimento de todos os trabalhadores, para a obtenção da certificação e a execução a 100% do projeto financiado.