Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020)

Sistema de Apoio à Modernização e Capacitação da Administração Pública (SAMA2020)

Projetos

ProjetoDesignação e Breve descrição
POCI-02-0550-FEDER-012647

Custo Total: 1 712 738,26 €
Incentivo Aprovado: 975 404,44 €

Smartmec 2: Digitalização, desmaterialização e ou prestação digital de serviços públicos de forma integrada e totalmente desmaterializada

Este projeto promoveu a implementação de um Sistema de Gestão Documental e de Processos, nos seguintes organismos da Educação, DGE, DGES, Parque Escolar, DGEstE Regionais (Norte, Centro, Alentejo e Algarve) e que se consubstancia numa plataforma comum a todos os organismos de Ministério da Educação, através de uma infraestrutura e plataforma comum a todos os organismos, gerida pelo IGeFE e que suporta os processos de negócio e interoperabilidade entre IGeFE, DGEEC, DGEstE, DGEstE Regionais (Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve) IAVE, CNE, DGE, DGES, Parque Escolar e 810 Agrupamentos de Escolas e Escolas não Agrupadas.

A solução de Entreprise Content Management (ECM) implementada disponibiliza um conjunto de funcionalidades transversais que devem ser encaradas como globais, independentemente, das funcionalidades terem sido implementadas de forma vertical em cada um dos organismos, uma vez que respondem às necessidades institucionais de cada um envolvidos, que hoje fazem parte do quotidiano da vida dos beneficiários, dada a melhoria substancial de todos os processos e fluxos de informação e documentação.

POCI-05-5762-FSE-000109

Custo Total: 245 778,89 €
Incentivo Aprovado: 139 971,08 €

Sistema de Gestão de Segurança da Informação (ISO/IEC 27001), da Qualidade (ISO 9001:2015) e privacidade dos dados pessoais (Regulamento Geral de Proteção de Dados - RGPD)

Este projeto procura que o IGeFE, IP dê cumprimento ao Regulamento Geral sobre Proteção de Dados (RGPD), dada a imperatividade de adoção das normas pelo Regulamento (EU) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Concelho de 27 de abril de 2016. O projeto irá ainda promover a implementação e consequentemente certificação da Gestão da Segurança da Informação (ISO/IEC 27001), de forma a avaliar os riscos e a implementar os procedimentos necessários para a preservação da Confidencialidade, Integridade e Disponibilidade da informação, complementado com a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (ISO 9001) que irá criar e sistematizar mecanismos de melhoria continua e aumentar os níveis de confiança com os stakeholders/partes interessadas do IGeFE.

POCI-05-5762-FSE-000288

Custo Total: 749 808,00 €
Incentivo Aprovado: 427 015,66 €

DIGITALEDU4ALL – Plataforma de Interoperabilidade e Automação de Processos no Ministério da Educação

Este projeto pretende dar cumprimento aos seguintes objetivos: - Integração com os serviços / iniciativas transversais à Administração Pública, nomeadamente através da implementação da Plataforma de Integração da Administração Pública na vertente de interoperabilidade documental e da adoção da Chave Móvel Digital como mecanismo de autenticação e assinatura digital de documentos. Esta integração irá abranger nesta fase a Solução smartEDU - Gestão de Documentos e Processos utilizada pela grande maioria dos Organismos Centrais do Ministério da Educação e pelos 812 Agrupamentos Escolares, no entanto irá permitir criar as bases e os mecanismos para o posterior alargamento a outros sistemas do ME;

- Implementação de uma Solução que visa a unificação dos processos negócio nos quais o Conselho Diretivo, Corpo Docente e Técnicos Administrativos das Escolas intervém num único interface e integrando com as várias aplicações / portais utilizados pelas Escolas, garantido assim, entre outros aspetos, a introdução de uma forma centralizada de funcionalidades de mobilidade e integração com os diversos sistemas em utilização no ME;

- Otimização dos métodos de trabalho, através da introdução de tecnologia de Robotic Process Automation;

- Implementação de procedimentos e solução de suporte aos utilizadores finais, manutenção / monitorização da infraestrutura de suporte à Solução smartEDU - Gestão de Documentos e Processos.

POCI-05-5762-FSE-000365

Custo Total: 816 000,00€
Incentivo Aprovado:464 712,00€

SIGeFE II - Gerir a Educação: Projeto de alargamento e melhoria do SIGeFE - Sistema Integrado de Gestão do IGeFE, I.P.

Esta operação tem como objetivo agregar a informação tratada a nível das diversas áreas de atuação do IGeFE, garantindo a sua compatibilidade e permitindo o tratamento sistematizado, uniformizado e centralizado da informação, face às atribuições do Instituto, libertando recursos dispersos ao longo de outras estruturas e organismos geridos através dos orçamentos do ME e do MCTES e reduzindo custos através da racionalização de métodos e sistemas.